Total de visualizações de página

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dicas de Atividades de interaçao com os novos colegas.

     O primeiro dia de aula é sempre muito esperado tanto para o professor, que fica ansioso para conhecer sua nova "turminha", quando para os alunos que ficam loucos para saberem onde sera sua nova salinha, quem serão seus novos coleguinhas e quem serão seus novos professores.
     Por isso desenvolver atividades que favoreçam esta interação é sempre muito bem vindas para melhor adaptação entre professor/aluno, aluno/aluno.

Durante o estágio na faculdade de pedagogia aprendi uma musica que adoro e canto sempre até hoje.
chama-se minha letra no ABC, ela certamente nos ajudará a aprender o nome dos nossos novos coleguinhas mais rapidamente.
  • MINHA LETRA NO ABC
 O "I" é uma letrinha que pertence ao ABC, IANNY você não sabe como eu gosto de você (bis)
e assim repete com todos da sala. caso tenha letras iguais fale o nome de todos com a letra ao mesmo tempo.EX: igor, irene (vocês nao sabem como gosto de vocês).

Segue algumas Atividades.

  1. Meu nome é...
anos iniciais

Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências

2.  ISSO É UM ABRAÇO


Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário

Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé.
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante.
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC

3. O que Fez?

Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental

Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente.
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais.
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
Fonte: ABEC





Nenhum comentário:

Postar um comentário