Por isso desenvolver atividades que favoreçam esta interação é sempre muito bem vindas para melhor adaptação entre professor/aluno, aluno/aluno.
Durante o estágio na faculdade de pedagogia aprendi uma musica que adoro e canto sempre até hoje.
chama-se minha letra no ABC, ela certamente nos ajudará a aprender o nome dos nossos novos coleguinhas mais rapidamente.
- MINHA LETRA NO ABC
O "I" é uma letrinha que pertence ao ABC, IANNY você não sabe como eu gosto de você (bis)
e assim repete com todos da sala. caso tenha letras iguais fale o nome de todos com a letra ao mesmo tempo.EX: igor, irene (vocês nao sabem como gosto de vocês).
Segue algumas Atividades.
- Meu nome é...
anos iniciais
2. ISSO É UM ABRAÇO
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário
Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé.
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o
primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o
segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é
um abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo
dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o
abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase
_"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o
receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até
alcançar de novo o primeiro participante.
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC3. O que Fez?
Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental
Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente.
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças sentam-se em círculo
na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente
seguindo a ordem dos acontecimentos reais.
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
Fonte: ABEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário