Ao entrar na pré-escola, a criança vive um momento delicado, pois tem
que aprender, de uma só vez, a afastar-se do convívio familiar e a criar
novas relações afetivas. A emoção das primeiras separações é muito
forte. Ela se pergunta: "Por que tenho que vir para cá?" "A professora
vai cuidar de mim?" "E se minha mãe não voltar?"
Para melhor lidar com esta situaçao desafiadora tanto para as crianças como para os pais, segue
Algumas dicas:
Não fique perguntando à criança se
ela quer ir à escola. Ela não é capaz de decidir sozinha. É preciso que
os pais estejam muito seguros de sua opção, caso contrário a criança vai
perceber.
Procure matricular seu filho no início do ano ou do
semestre. Assim ele não será o único aluno novo no grupo. Para
encorajá-lo, deixe-o levar seu paninho ou brinquedo preferido. É uma
maneira de manter o vínculo com sua casa.
Evite colocá-lo na
escola pela primeira vez num momento que coincida com dificuldades ou
transformações na família, como morte de alguém querido, divórcio dos
pais, nascimento de um irmão ou mudança de casa. Nessas horas, seu filho
precisa estar junto de você.
Mesmo depois de uma familiarização
bem-sucedida é comum haver retrocessos. Após uma semana sem a mãe na
escola, muitas vezes a criança fica triste, agressiva ou não participa
das atividades em grupo. Também pode apresentar comportamento regressivo
em casa, como chupar o dedo ou fazer xixi na cama. É difícil saber ao
certo por que isso ocorre. Talvez uma briga com amiguinhos ou a ausência
da professora por um dia. Busque informações na escola o quanto antes e
combine uma ação conjunta com a professora.
É importante
lembrar que a separação é um processo que gera sentimentos que precisam
ser entendidos. Os pais não devem se sentir envergonhados se o filho não
aceita a nova situação com a mesma facilidade de outras crianças. Cada
um pode ter uma reação diferente em momentos de mudanças. Se ele não
tiver se adaptado após três semanas, deve-se considerar a possibilidade
de adiar o ingresso na escola por seis meses ou um ano.
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